DICAS DE EDIMBURGO NA ESCÓCIA: VIAGEM LOWCOST
1 Sobre Edimburgo 2 Como Chegar em Edimburgo 3 O que comer? 4 Onde comer? 5 Quando ir? 6 Onde ficar? 7 Meu roteiro de 3 dias em Edimburgo 8 Passeios em Edimburgo 9 Quanto tempo ficar?
Sobre Edimburgo
Edimburgo é a capital da Escócia, no norte do Reino Unido com quase 490 mil habitantes. É um dos lugares mais lindo e magico do Reino unido! A Segunda cidade que mais recebe turistas o ano inteiro perdendo apenas para Londres, é a segunda maior cidade do Reino unido, ficando atrás apenas de Glasgow. Edimburgo tem uma vibe gótica e medieval, a cidade é dividida em cidade nova e cidade velha.
Conhecer Edimburgo é entrar em um cenário de filme do começo ao fim, normalmente chove bastante, a cidade tem um aspecto meio cinza por conta das suas construções milenares e por ser bem húmida principalmente na cidade velha, da uma sensação de estar em um cenário de filme de terror, mas é incrível e contagiante, a cidade é lotada de belas paisagens instagrameáveis, muita historia e cultura.
A origem do nome Edimburgo
A origem do nome da cidade provavelmente vem da palavra Din Eidyn (Forte de Eidyn) dos tempos em que unicamente era um forte Gododdino (povo britanico). Depois de ser atacada e conquistada pelos bernicianos anglo-saxões o nome foi mudado para Edin-burh, o qual se crê que deriva do inglês antigo e que significa "Forte de Edwin", possivelmente referindo-se ao rei do século VII, Eduíno da Nortúmbria. Entretanto, como o nome é anterior ao rei Eduíno, é muito improvável que ele seja certo. O elemento burgo é muito comum entre os nomes das cidades escocesas e em todas as línguas germânicas e denomina a uma classe de cidade caracterizada por crescer ao redor de uma estrutura central fortificada, como um forte ou castelo.
Divisão da cidade:
Old Town
A cidade velha de Edimburgo preserva sua fisionomia medieval. Encontra-se nesta parte da cidade, o Castelo de Edimburgo, a Catedral St. Gilles, o Museu Real da Escócia, o Palácio de Holyrood e Universidade de Edimburgo e a Royal Mile (ou Milha Real), nome que se dá a uma sucessão de ruas que forma a artéria principal da cidade velha
New Town
Em 1766, o arquiteto James Craig venceu o concurso para a expansão da cidade de Edimburgo para a zona junto ao North Loch, que passou a ser conhecida como New Town. Os nomes das ruas (George Street, Hanover Street, St.Georges Square. New Town tornou-se o lar de comerciantes, banqueiros, profissionais liberais, professores da Universidade, etc.
Moeda e Idioma
O inglês é a língua oficial.
Mas há outras línguas também reconhecidas pelo Estado como minoritárias, e a principal delas é o escocês, ou língua gaélica escocesa, mas são faladas mais no interior da Escócia.
Se você não fala inglês não precisa ter medo, as pessoas são bem acostumadas com os turistas e nas minhas primeiras vez eu usei bastante o tradutor e deu todo certo.
A moeda oficial de Edimburgo é a libra esterlina (GBP). Em inglês chama Pound e utiliza o símbolo "£".
Aconselho levar dinheiro em contas digitais como wise, nomad etc, inclusive vou deixar aqui meu link para a conta digital Wise e Normand( sem cobrança de tarifa nas primeiras transferências de até 500 libras). Mesmo usando o cartão é bom ir até a casa de câmbio e trocar uma pequena quantia de cédulas levando em conta a quantidade de dias que da viagem pela Escócia, para evitar ter que retrocar na casa de câmbio e perder tempo e perder dinheiro na conversão. Nos sites oficiais diz que a libra emitida na Inglaterra aceita em todo reino unido, mas na Escócia tive muita dificuldade em eles aceitarem a libra da Inglaterra e tive que trocar na casa de câmbio pela libra escocesa o que me custou tempo e um pouco de chateação, mas acabei trocando mais do que era preciso e o que sobrou não conseguir usar em Londres e precisei trocar novamente em Londres. Então fiquem atentos a isso.
Visto(Para Brasileiros )
Os Brasileiros que viajam à Escócia como turistas poderão entrar apenas com o passaporte, se for ficar até 06 meses não é necessário visto.
Para quem estar vindo do Brasil é preciso ficar atento a quais documentos são exigidos para admissão de turistas ao país que irá fazer conexão, a partir do momento que você entrar no espaço Schengen você pode ir para Edimburgo tranquilo apenas com o passaporte. Se seu primeiro país for Inglaterra também não precisa de visto para turistas brasileiros por até 06 meses, porém é ficar atento a documentação exigida na imigração para entrada como turista.
Como chegar em Edimburgo
Saindo do Brasil não existe voo direto para Edimburgo é preciso fazer uma conexão, o mais comum é fazer conexão em Dublin, Londres, Amsterdam e alguns outros países da Europa. O Aeroporto de Edimburgo é o Aeródromo de Turnhouse (EDI) fica a 12 quilômetros do centro da cidade e conta com um único terminal. É um dos aeroportos mais movimentados do Reino Unido, com mais de 14 milhões de passageiros cada ano.
CHEGANDO DE AVIÃO
Para chegar até de Edimburgo tem várias opções: taxi, Uber, ônibus e VLT, mas para quem quer economizar a melhor opções é o ônibus, Tem várias companhias como Airline, ônibus circular Lothian Buses, além de economizar a vista do caminho até o centro é simplesmente magnifica.
CHEGANDO DE TREM
Saindo de Londres o trajeto mais comum, é saindo da estação King’s Cross em que vai até à estação de Edimburgo. Esse trem sai diariamente da estaca de Kings Cross mas é preciso comprar com antecedência para garantir uma tarifa melhor, a viagem dura em torno de 4h a 5h20 alguns fazem escala em York, e outras cidades, o valor da tarifa fica entre 80£ a 100£.
CHEGANDO DE ÔNIBUS
Existe várias empresas de ônibus que fazem esse percurso diariamente são elas Flixbus, Nacional Express, Megabus e acredito que deve ter outras mas essas são as mais comuns com saídas em vários horários e os valores são bem similares que variam de 30£. a 50£, a voagem dura de 9 a 10 horas. Apesar da viagem longa o bom do ônibus que além de ser mais barato ele chega direto na estação de ônibus de Edimburgo que fica na cidade nova.
CHEGANDO DE CARRO (dirigindo)
Saindo de Londres seria 7 h 20 min ( 648,6 km ) sem dúvidas a viagem terias vantagens e desvantagens, pois o caminho entre a Inglaterra e a Escócia tem paisagens lindas e poder parar para apreciar alguns lugares e tirar fotos seria super especial, mas acredito que só valeria a pena se tivesse em 3 ou 4 pessoas para dividir os custos da viagem ( aluguel de carro, gasolina, pedágio e seguro) além revezarem o volante para não ficar cansativo apenas para uma pessoa.